Alguns benefícios da meditação “loving-kindness”
A Meditação “loving-kindness”, talvez se traduza em Português por compaixão e amor próprio, é uma prática de mindfulness centrada no cultivo de sentimentos de compaixão, amor e boa vontade consigo e para com os outros. Para além dos seus benefícios emocionais e psicológicos, alguns estudos de investigação mostram que pode ter um impacto profundo na função e estrutura do cérebro, particularmente em áreas associadas à empatia, regulação emocional e conexão social.
Como pode a meditação loving-kindness afectar o cérebro?
Aumento da massa cinzenta: práticas regulares de mindfulness podem aumentar a densidade da massa cinzenta em áreas do cérebro como o hipocampo (ligado à aprendizagem e à memória) e o córtex cingulado anterior (envolvido na atenção e na regulação das emoções).
Ativação neural melhorada: a meditação loving-kindness ativa regiões do cérebro associadas ao processamento emocional, como o córtex pré-frontal, a amígdala e a ínsula. Estas áreas são cruciais para desenvolver a empatia e gerir respostas emocionais, facilitando auto-regulação das emoções.
Redução do stress: a meditação tem sido associada a uma diminuição da atividade do sistema nervoso simpático (responsável pela resposta de "luta ou fuga" perante o aparecimento de eventos destabilizadores) e a um aumento da atividade parassimpática (parte do sistema nervoso que actua no relaxamento). Este equilíbrio ajuda a diminuir os níveis de stress e na melhoraria do bem-estar geral.
Efeitos anti-inflamatórios: a prática de mindfulness reduz as citocinas pró-inflamatórias e promove as citocinas anti-inflamatórias, moléculas envolvidas na regulação do sistema imunitário. Isto sugere potenciais benefícios tanto para a saúde mental como para a saúde física, incluindo riscos reduzidos de doenças crónicas.
Qual a sua importância?
Uma prática consistente pode reconectar o cérebro, promovendo um estado de compaixão e resiliência emocional, destacando o mindfullness como prática excelente para ser integrada em estratégias terapêuticas no tratamento e gestão de doenças como a ansiedade, depressão e até mesmo perturbações crónicas relacionadas com o stress.
Uma lição simples
Bastam alguns minutos diários de prática meditativa de loving-kindness para induzir alterações mensuráveis na função cerebral e na saúde emocional. Quer seja um meditador experiente ou principiante, a prática oferece uma ferramenta simples, mas poderosa, para melhoraria do bem-estar geral, conectar-se consigo (“escutar” melhor o seu corpo e as suas emoções) e eventualmente melhorar a relação com os outros.
Já experimentou meditação? Que desafios encontra neste momento da sua vida? Que áreas da sua vida quer melhorar? Sente-se ansioso? Sem tempo para si?
Desafio a experimentar 5 mins de meditação. Existem várias meditações guiadas no YouTube e aplicações que pode experimentar gratuitamente. Qualquer lugar serve para meditar 5 mins, no trabalho, nos transportes públicos, em casa, na rua, no intervalo de trabalho ou estudos.
Referências
C. Maher, L. Tortolero, S. Jun, D.D. Cummins, A. Saad, J. Young, L. Nunez Martinez, Z. Schulman, L. Marcuse, A. Waters, H.S. Mayberg, R.J. Davidson, F. Panov, & I. Saez, Intracranial substrates of meditation-induced neuromodulation in the amygdala and hippocampus, Proc. Natl. Acad. Sci. U.S.A.122 (6) e2409423122, https://doi.org/10.1073/pnas.2409423122 (2025).